quinta-feira, 10 de março de 2011

As equipes

Está na hora de apresentarmos as equipes encarregadas de cada parte relacionada ao Wetland e dizer o nome de cada um de seus integrantes.

ϟ As coordenadoras:
Ana Carolina e Letícia.












ϟ Os criadores do projeto:
Pedro, Matheus e Mateus.













ϟ Equipe da Produção:
Leonardo, Amanda, Cristian, Vitor, Letícia Marcelle, Bruna, Marcela, Giovana, Henrique, Marcela, Luis Gustavo, Lucas, Carolina e Giovana.














ϟ Equipe de Marketing: (por último mas nem um pouco menos importante)
Marcela, Marina, Mariana, Lana, Calina e Luana.

E é claro que não poderia faltar o professor Wellington. 
Sempre muito fotogênico




O nosso projeto

O Wetland do primeiro grupo do GPP de Biologia será construído em pouco menos de um bimestre e tudo ao seu respeito estará registrado neste blog.


Material necessário:
ϟ Cascalho
ϟ Areia de Praia
ϟ Caixa de fibra sintética (caixa d'água)
ϟ Tubo PVC
ϟ Plantas aquáticas

O projeto:
O fundo da caixa será preenchido com 12 centímetros de cascalho e acima dessa camada virá outra superficial com 13 centímetros de areia. As plantas aquáticas virão acima, flutuando na água. O tubo PVC com pequenos furos, levando em seu interior uma tela fina (estilo peneira), fará a circulação da água.

.

O que é um Wetland



" Os wetland construídos são sistemas artificialmente projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes que agregam populações variadas de microrganismos os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas residuárias.


As macrófitas aquáticas utilizadas nos sistemas wetland construídos podem ser de dois tipos: emergentes e flutuantes. Para escolhê-las, deve-se observar os seguintes critérios: fácil propagação e crescimento rápido; alta capacidade de absorção de poluentes; tolerância a ambiente eutrofizado; fácil colheita e manejo e valor econômico.


Especificamente no Nordeste do Brasil, região onde a irradiação solar é constante durante quase todo o ano, condição que favorece o processo fotossintético das macrófitas, a utilização de sistemas wetland pode ser uma tecnologia viável, já que foram positivos os resultados dos estudos sobre a aplicabilidade de sistemas wetland construídos com fluxos subsuperficiais no pós-tratamento de efluente de reatores anaeróbios "


Fonte da pesquisa.